Conheça os tipos de Pisada e o Calçado ideal

Publicado  quarta-feira, 20 de junho de 2012

Por Thiago Miranda
Professor e Consultor de esportes
Quando pensamos em iniciar a prática de uma atividade física, a caminhada e a corrida quase sempre são os exercícios prediletos dos praticantes, ou pelo menos os mais indicados para os iniciantes. Para aqueles que já são praticantes assíduos da ginástica, a caminhada e a corrida são os movimentos primários para um bom aquecimento e está presente não só nos esportes, mas também em nosso dia a dia.
O que muita gente não sabe, é que nossa estrutura corporal produz diferentes tipos de pisada durante o movimento e que para cada indivíduo existe um tênis ideal. São três os tipos de pisada: Pisada Neutra ou normal, Pisada Pronada ou pés para dentro, e a Pisada Supinada ou pés para fora.
Hoje, as empresas especializadas na fabricação de tênis para corrida e caminhada, investem pesado em tecnologia para compensar o movimento da pisada com a ajuda do solado apropriado. Portanto, existe o tênis adequado para cada tipo de pisada, proporcionando maior conforto, estabilidade e segurança ao movimento, podendo evitar lesões nas articulações, principalmente do tornozelo, mas também do joelho e quadril. As empresas que mais investem nesse seguimento no Brasil são a Mizuno e a Asics, as quais particularmente indico sem receber pelo merchandising (risos), mas na obrigação de indicar a vocês o que se tem de melhor no mercado. Porém, podemos optar ainda pela Adidas, Nike ou Reebok.
É importantíssimo conhecer sua pisada e comprar o tênis ideal para o seu biótipo. O mais apropriado é procurar um laboratório de avaliação física ou de fisioterapia que realize o teste de pisada científico. Algumas empresas fabricantes de calçados realizam esses testes regularmente em eventos promocionais, basta ficar ligado nas corridas de rua espalhadas pelo Brasil todos os fins de semana. Contudo, existe uma maneira simples e caseira de tentar descobrir de forma aproximada qual o tipo da sua pisada, o teste do pé molhado.
Teste do Pé Molhado:
  1. Coloque uma folha de jornal no chão;
  2. Molhe a sola do seu pé direito em uma bandeja;
  3. Dê um passo lento sobre a folha de jornal como se estivesse caminhando, tocando o solo do calcanhar para os dedos;
  4. Pegue uma caneta e faça o contorno da marca que ficou no papel;
  5. Compare o desenho com as figuras abaixo e veja com qual tipo de pé se assemelha com o seu. 
É muito comum pessoas que não conhecem o tipo de pisada se queixarem de incômodos e dores durante o exercício por utilizar, sem saber, um tênis que não é adequado a sua pisada e que em alguns casos pode estar acentuando o desgaste articular.
O vídeo abaixo apresenta um profissional de educação física analisando uma pisada no teste de esteira e podemos acompanhar mais informações importantes sobre o tema.



Não compre calçados sem considerar essas informações.
Descubra já a sua pisada e exija do vendedor um tênis adequado a sua pisada.
Bons treinos!

0 comentários: