Como aferir a freqüência cardíaca durante a atividade física.

Publicado  sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por Thiago Miranda Professor e Consultor Tecnico
Freqüência Cardíaca
Seja qual for o seu objetivo ao praticar atividade física, é extremamente importante que você saiba aferir a sua Freqüência Cardíaca (FC). É através dela que você controlará o esforço empregado em seu exercício.
A Frequência Cardíaca é medida em batimentos por minuto, ou simplesmente “bpm”. Contudo, para sabermos a nossa freqüência, tanto em repouso quanto em atividade, temos duas opções:
ddd Freqüencímetro
É a forma mais precisa de aferir os batimentos cardíacos. Hoje, temos no mercado monitores que além de aferir batimentos do coração, oferecem também várias funções como cronômetro, alarme, relógio e opções para treinamento de corrida e ciclismo.
aaa
Esses aparelhos têm dois eletrodos montados em um transmissor eletrônico selado e fixados ao tórax através de uma cinta elástica, na altura do peito. Os impulsos obtidos são enviados por um campo eletromagnético para um monitor de pulso, sem precisar interromper seus exercícios.
aa
Manual

Independente do método utilizado, agora você já têm condições de controlar o quanto você faz de esforço durante suas atividades. Resumindo, se os batimentos estiverem mais altos do que o seu objetivo (zona alvo), diminua a intensidade do exercício. Se estiverem mais baixos, sinal de que pode forçar um pouco mais. Para saber a sua zona alvo adequada para treinamento, procure sempre um profissional de educação física que possa te orientar durante as atividades. Muito em breve, postaremos tudo o que você precisa saber sobre como tirar proveito da freqüência cardíaca para obter melhores resultados nos treinos. aa

Ótimo treino!

0 comentários: