Copa do Brasil

Publicado  quarta-feira, 1 de julho de 2009

01 de julho de 2009
19h00 (horário de Brasília)

Bi ou Tri, o campeão será o melhor dentro de campo.

Parece que a chamada “cartolagem” do futebol brasileiro ainda insiste em por suas asinhas de fora. Dirigentes sem noção, que se dizem apaixonados pelos seus clubes, mas que na verdade mais atrapalham do que administram. Promovem verdadeiros carnavais, atitudes dignas de espetáculo circense, sem ao menos respeitar aquele que na realidade sustenta o espetáculo, o torcedor. E ainda, esquecem que o futebol foi feito para ser jogado dentro de campo. O torcedor sim, apaixonado, não mede esforços para apoiar o clube do coração, seja lá qual for, e muitas vezes é traído por dirigentes com “nariz de palhaço” que vêm a público acirrar os ânimos, incitar a discórdia sem perceber que aparecendo na mídia se colocam no papel de porta vozes do clube e formadores de opinião.

Em 1976, na única decisão entre Internacional e Corinthians, o clima fora de campo influenciou totalmente na decisão daquele campeonato brasileiro. O Corinthians, que com a ajuda da torcida que invadiu o Maracanã na semifinal histórica contra o Fluminense, foi surpreendido na final em Porto Alegre por um exagerado clima hostil. Ameaças de envenenamento na comida e na água do hotel, atraso no almoço, vestiário “batizado” com inseticida e banho frio antes e após a partida, foguetório na frente do hotel na noite anterior, o que não deixou os jogadores dormirem, além de truculência desnecessária por parte dos seguranças e militares. Os 15 mil fiéis que acompanharam a partida sofreram com o calor de 40º e surpreendentemente, o que contam os que lá estavam presentes, é que os bombeiros de Porto Alegre que ajudavam a refrescar a torcida com jatos de água, abaixavam as mangueiras quando passavam pela ala corintiana, deixando-os no sol.

No ano passado, na final da mesma Copa do Brasil, onde o Corinthians foi derrotado pelo Sport Recife na Ilha do Retiro após vencer o primeiro jogo por 3x1 no Morumbi, a tática utilizada pela diretoria pernambucana foi parecida. Dirigentes do Sport disponibilizaram menos ingressos do que o combinado para a torcida paulista, além de divulgar a venda dos ingressos para um local e colocá-lo a venda em outro, obrigando os torcedores a procurar na cidade o ponto correto de venda, mesmo rodeados por um absurdo clima hostil e ameaçador, devido a torcedores que caíram no embalo dos cartolas e da mídia irresponsável que chegou a divulgar notas públicas, em jornais conceituados, acusando a imprensa do sudeste de ser bairrista e declarando guerra ao clube alvinegro no caldeirão da Ilha. Um torcedor corintiano foi baleado na noite que antecedeu a final. O jogador Elias, que não era inscrito na Copa daquele ano, sofreu tentativa de atropelamento por parte de um torcedor do Sport, próximo ao hotel da concentração.

Este ano, o vice-presidente de futebol do Inter, divulgou as vésperas da final, após ter sido derrotado no jogo inicial, um DVD com supostos erros da arbitragem favorecendo o Corinthians, pressionando psicologicamente a arbitragem do jogo de hoje a noite. Além disso, provocou a ira da torcida mostrando uma faixa corintiana com a gravação de Tri-campeão da Copa do Brasil 2009, e que supostamente teria sido confeccionada antecipadamente, desrespeitando o time gaúcho. Porém, esse senhor esqueceu-se de avisar a sua torcida que isso é uma prática totalmente comum em todos os clubes, e que inclusive o próprio Internacional deve ter confeccionado antecipadamente suas faixas e camisetas de Bi-campeão para após a partida, em caso de título. No entanto, antiética seria a divulgação antecipada de tal material, o que não ocorreu. Contudo, antiético foi a conduta desse dirigente que se diz estar do lado do futebol. Por outro lado, a diretoria corintiana reprovou a atitude colorada e emitiu nota oficial a Comissão de Arbitragem dizendo que não irá utilizar das mesmas artimanhas vinculando os possíveis erros que favoreceram o clube gaúcho no decorrer da história afirmando total confiança no trio de árbitros escalados para o jogo. Mas a torcida paulista, indignada, já produziu um vídeo em resposta, intitulado “A vergonha Colorada”, que mostra lances suspeitos favorecendo o Internacional. Na semana passada, torcedores gaúchos colocaram no ar o site http://www.eutenhocerteza.com.br/, convocando a torcida para apoiar o time e declarando que “não acreditam e sim tem a certeza” da virada. O que tornou a situação cômica foi a resposta da torcida alvinegra que em seguida colocou no ar o site http://www.2x0medeucerteza.com.br/, satirizando o site colorado. Enquanto estiver na brincadeira, apenas servirá de diversão para ambos os lados. Vamos torcer pra que continue assim!

No campo, historicamente o Corinthians leva desvantagem em mata-matas contra equipes gaúchas. Somente Inter, Grêmio e Juventude somados, superam o Timão em jogos eliminatórios, contra equipes do resto do Brasil a vantagem é corintiana. Também historicamente, o corintiano Ronaldo em 14 decisões fez 14 gols em sua carreira e ganhou 10 títulos, podendo chegar ao 11º esta noite. O trio Cristian, Elias e Douglas venceram tudo o que disputaram pelo clube paulista. Do outro lado, o colorado D’alessandro já eliminou o Corinthians em fase eliminatória da Libertadores, provocando duas expulsões pelo lado corintiano, uma delas do lateral Kleber, hoje no Inter. O lateral volta hoje a defender o clube gaúcho junto com Nilmar, após defenderem a Seleção Brasileira. Assim como André Santos, que volta a defender o Timão após colocar Kleber no banco da Seleção. Tudo parece muito equilibrado, mas a verdade é que a vantagem de 2x0 é do Corinthians, que na temporada 2009 tem um ótimo retrospecto jogando fora de casa sendo raro não marcar gols. O inter precisa vencer por 2x0 para decidir nos pênaltis. Vitória por 3x0 dá o título aos gaúchos, mas se o alvinegro do Parque São Jorge manter a escrita do ano e marcar ao menos um único gol, o colorado precisará marcar 4 gols, sendo que a defesa corintiana não sofre essa quantidade de gols desde 29 de agosto de 2007, quando foi derrotado pelo Atlético-MG em Belo Horizonte por 5x2. Aliás, a dupla Chicão e William nunca perdeu por mais que dois gols de diferença.

Definitivamente, se desse a lógica, prevaleceria a vantagem e o retrospecto corintiano. Mas se futebol fosse lógica, não seria futebol e não empolgaria multidões como o faz.

Façam suas apostas, com dinheiro de mentira, é claro (risos). E que o campeão seja o melhor dentro das quatro linhas!

Por Thiago Miranda, professor de futebol e consultor esportivo da empresa paulista TSM Sports.

0 comentários: